Calle Museo Caminito

Calle Museo Caminito em La Boca

Publicado el 8 de agosto de 2011 por



Destino

Fecha de Entrada

calendar

Fecha de Salida

calendar
Hoteles recomendados en :
Montevideo

De classe executiva, este hotel do bairro Buceo oferece salas de reuniões e gastronomia de alto nível.

Buenos Aires

Encanto clássico, relax e restaurante gourmet se combinam neste luxuoso hotel de Recoleta.

San Pablo

Moderno hotel de negócios com centro de convenções, restaurante, spa e piscina. Em Iguatemi.

Río de Janeiro

A incrível vista de Copacabana se combina com amenidades exclusivas para negócios ou lazer.

Stgo. de Chile

Em Las Condes, este elegante complexo oferece instalações de luxo para ócio e negócios.

Lima

Luxuoso hotel em San Isidro com salas de reuniões, restaurantes, spa e suítes de primeira classe.

Madrid

Sofisticação e conforto definem este clássico madrileño. Possui spa, salas e restaurantes.

Barcelona

Vanguardista edifício frente ao mar, com todos os luxos para estadias de negócios ou relax.

Miami

Design e bem estar sobre Miami Beach. Tem clube de praia com shows frente ao Oceano.

Londres

Luxo de vanguarda com ares vitorianos para uma hospedagem de primeira categoria em Londres.

París

Amenidades modernas e design chique se unem no coração de Paris. A passos do Louvre.

Roma

Exclusiva hospedagem em um edifício histórico, a base ideal para explorar a Cidade Eterna.

 

A história de buenos aires se funde com a mais colorida tradição do tango no místico bairro de La Boca, um dos preferidos pelos turistas que desejam um encontro estreito com a identidade dos argentinos. Localizado no limite sudeste da cidade, o bairro chama-se assim devido a forma que tem a desembocadura do Riachuelo no Rio de la Plata. O caráter legendário de La Boca começa com o próprio origem da cidade, pois se diz que foi neste lugar onde Pedro de Mendoza realizou a primeira fundação de Buenos Aires, em 1536. Ali se instalou o primeiro porto da cidade, lugar por excelência para as misturas culturais derivadas da grande presença de imigrantes. Os ares coloniais se misturam em La Boca com a mitologia do tango, exposta tanto na arquitetura como nos numerosos espetáculos e bancas de rua que se instalam nas calçadas do bairro. Tal é a presença do tango em La Boca que a sua chamativa rua principal, definida como um Museu a céu aberto, foi batizada “Caminito” em honra ao popular tango feito por Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza em 1926, no qual o seus primeiros versos estão gravados no imaginário popular riopaltense: “Caminito que el tiempo ha borrado, que juntos un día nos viste pasar”… Um “Caminito” de cores gravadas Inversamente ao Caminito do tango, o tempo não borrou a emblemática “Calle museo de La Boca”. Pelo contrario, cada ano se aviva com novos sons, novas obras de arte, novas cores que o convertem num paisagem urbano único. Igual que na canção, este Caminito viu pasar muitas vezes a Juan de Dios Filiberto, quem se inspirou nesta paisagem para compor o famoso tango. A Calle museo Caminito também viu passar centos de turistas que cada dia transitam seus 100 metros de comprimento maravilhando-se com sua construção e seu artístico colorido.

A particular fisionomia desta rua museu é obra do célebre pintor argentino Benito Quinquela Martín, quem destinou sua vida a restauração de La Boca, liderando uma iniciativa entre vizinhos que culminou com a gloriosa inauguração da pedestre em 1959. As antigas casas de chapa com suas vistosas cores compõem um quadro vivo, um deleite visual que é o marco ideal para contemplar as bancas de artistas plásticos, artesãos, fotógrafos e pares dançando tango. Murais, faróis e cerâmicas se integram às ruas de pedras onde se recreia as casas, sacadas e roupas estendidas nas janelas de antigamente.    

O passeio pela rua Caminito é um passeio pela tradição. O “Caminito de la Boca” mantém gravados os origens humildes da zona, onde os primeiros trabalhadores faziam e restauravam suas casas com pinturas e elementos que sobravam das embarcações. Esta arquitetura popular com muitas cores mostra-se hoje como um tesouro para os que passam por La Boca, por isso sua condição de rua museu. Beber algo num bar ao som de tango ou comprar uma lembrança típica de buenos aires são atividades imperdíveis para o turista. As atividades culturais e exposições na rua Caminito se realizam de 10 a 18 horas.

Aún no hay comentarios, se el primero!

Dejar un nuevo comentario