Castillo Pittamiglio

História e mítica no Castillo Pittamiglio

Publicado el 7 de junho de 2011 por



Destino

Fecha de Entrada

calendar

Fecha de Salida

calendar
Hoteles recomendados en :
Montevideo

De classe executiva, este hotel do bairro Buceo oferece salas de reuniões e gastronomia de alto nível.

Buenos Aires

Encanto clássico, relax e restaurante gourmet se combinam neste luxuoso hotel de Recoleta.

San Pablo

Moderno hotel de negócios com centro de convenções, restaurante, spa e piscina. Em Iguatemi.

Río de Janeiro

A incrível vista de Copacabana se combina com amenidades exclusivas para negócios ou lazer.

Stgo. de Chile

Em Las Condes, este elegante complexo oferece instalações de luxo para ócio e negócios.

Lima

Luxuoso hotel em San Isidro com salas de reuniões, restaurantes, spa e suítes de primeira classe.

Madrid

Sofisticação e conforto definem este clássico madrileño. Possui spa, salas e restaurantes.

Barcelona

Vanguardista edifício frente ao mar, com todos os luxos para estadias de negócios ou relax.

Miami

Design e bem estar sobre Miami Beach. Tem clube de praia com shows frente ao Oceano.

Londres

Luxo de vanguarda com ares vitorianos para uma hospedagem de primeira categoria em Londres.

París

Amenidades modernas e design chique se unem no coração de Paris. A passos do Louvre.

Roma

Exclusiva hospedagem em um edifício histórico, a base ideal para explorar a Cidade Eterna.

 

Sobre a Rambla de Montevidéu, no bairro de Punta Carretas, entre os altos edifícios de apartamentos, aparece o estreito Castillo Pittamiglio com sua famosa proa de barco que aponta para o mar e a imagem da Victoria de Samotracia na frente. O castelo foi construído por uma personagem misteriosa e excêntrica que viveu na época modernista do Uruguai: o arquiteto e alquimista Humberto Pittamiglio.

O arquiteto Pittamiglio faleceu em 1966 solteiro e sem filhos, é por isso que em seu testamento deixou o castelo para a Prefeitura de Montevidéu, explicitando seu desejo de que se convertesse em um museu dedicado às aquarelas, óleos, gravados e esculturas.   

O Castillo Pittamiglio não tem um estilo arquitetônico classificável, à particular escultura da Victoria de Samotracia da frente se soma um interior labirinto, com salões de diferentes formas geométricas, quantidades de cantos, portas sem saídas, escadas que terminam no vazio, escudos, esculturas e símbolos que aparecem na madeira esculpida das paredes e nas lajes que decoram o pátio interior.

As diferentes formas geométricas dos quartos, círculos, octógonos e quadrados, são todos símbolos de Alquimia. O quadrado representa o terrenal, o octógono seria uma etapa intermédia entre a vida meramente física e a perfeição ou o celestial. O circulo é então a meta de todo homem que representa a perfeição que o alquimista deseja alcançar.

Para chegar ao estado do círculo, o homem deve fazer uma viagem onde se topará com portas fechadas e escadas que não o levarão a nenhum lugar: toda a arquitetura do castelo reflete a sensação de que se esta em uma viagem, começando pela proa do barco fechada, seguindo pelas escadas truncas e as janelas tapadas com muros que simbolizam os obstáculos desta travessia espiritual.

O castelo esteve muitos anos abandonado, os móveis e parte do decorado em oro, assim como os espelhos e outros tantos objetos foram roubados durante este período. Em 1996 a Intendencia Municipal de montevideo (Prefeitura) deu o castelo em comodato à “Asociación de Promotores Privados de la Construcción del Uruguay”. Desde essa data até hoje se fizeram muitas tarefas de reciclagem, junto com a criação de um centro cultural.

 

Atividades no Castillo Pittamiglio

 

As principais atividades que se realizam hoje dentro do castelo são visitas guiadas diurnas e visitas guiadas noturnas. Recomendo realizar as duas, porque à noite o observatório de onde se vê o céu cobra um novo sentido, e de dia se apreciam melhor os detalhes de gravados e pequenos símbolos que decoram as paredes do castelo. Neste percorrido se lhe informará sobre o estilo arquitetônico do castelo, sobre a história de seu criador, o arquiteto Pittamiglio, e sobre a filosofia alquimista que foi a inspiração de sua construção.

As visitas de dia custam 60 pesos uruguaios e se realizam as quintas às 16 horas, e aos sábados e domingos às 17:30. As visitas à noite são as sextas às 21 horas, com um custo de 180 pesos uruguaios. Após o percorrido pelo castelo a um Show de Ilusionismo e Magia de Alto Impacto.

Recomenda-se o salão principal do castelo, onde hoje se realizam uma grande variedade de eventos, como exposição de fotografias e de artes plásticas, e concertos de música clássica. Seguindo com a petição que Humberto Pittamiglio fizera em seu testamento, eventualmente se fazem cursos de pintura. Funcionam aos domingos de 17 a 20 horas com um custo de 600 pesos uruguaios, incluem os materiais e um coffee break. Há cursos sobre Alquimia, cursos de ilusionismo e magia, há oficinas de literatura e ocasionalmente palestras sobre variados assuntos.

 

 

 

Aún no hay comentarios, se el primero!

Dejar un nuevo comentario